Pesquisar este blog

sábado, 2 de outubro de 2010

ENTREVISTA - MARCÃO "O DESPACHANTE"




NOME: MARCOS ALBERTO FLORIN PINHEIRO                         
CIDADE: CAMPINAS SP
CLUBE: U.C.C.C (UNIÃO CRIADORES CANÁRIOS DE CAMPINAS)
SIGLA FOB DO CLUBE: GG
CRIADOR NÚMERO: 252
IDADE: 42
CANARIL: CRIADOURO FLORIN

HÁ QUANTO TEMPO VOCÊ CRIA CANÁRIOS?
Acho que como a maioria, crio desde criança, uns 12 anos, comecei com os famosos pés duro, agora desde 2006, quando me filiei a UCCC, crio profissionalmente, então isso dá uns 30 anos.

HÁ QUANTO TEMPO VOCÊ CRIA GLOSTER?
Crio Gloster há 4 anos

O QUE O LEVOU A CRIAR GLOSTER?
Na realidade foi o acaso

ALÉM DE GLOSTER VOCÊ CRIA OUTRA RAÇA DE PORTE?
Crio sim, crio a raça Border.

COMO FOI SEU COMEÇO NOS GLOSTER? DE QUEM ADQUIRIU SEUS PRIMEIROS REPRODUTORES? QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES QUE ENFRENTOU PARA COMEÇAR A CRIAR OS GLOSTER?
Então acho que foi amor a primeira vista, quando comecei anilhar, comprei uns 2 casais de vermelho mosaico, depois cobre, vermelho, ágata vermelho mosaico, na realidade o Gloster veio ao meu encontro, quando procurava por uma vermelha nevada, me deparei com um grande amigo meu do passado, que nem sabia que criava também pelo clube, e ele me deu um Gloster melânico sem topete, e me falou para arrumar uma fêmea com topete para por com ele, ai foi uma busca alucinada pela pretendida fêmea, depois de muito suor, encontrei uma, com o mineiro, daí coloquei os 2 juntos, para minha surpresa, como estava começando, quando fui ver eram 2 fêmeas, isso acontece muito com criadores de Gloster (risos), fazer o que, ir atrás de 2 machos, e assim começou a paixão pelo Gloster, adquiri 2 casais do sr. Manfroni, e 1  casal do sr. Bissoli, uma das dificuldades que passei quando comecei a criar, foi ver que existe um monte de criadores picaretas, um inclusive que me vendeu 8 canários falando serem 4 casais, dizendo serem canários de plantel, e tudo mais, quando fui ver ao certo, só tinha um macho no meio, e o restante era tudo puro lixo, mas esse não digo o nome em público, única coisa que falo é para procurar um criador que tenha princípios morais e éticos.

QUANTOS CASAIS DE GLOSTER COSTUMA FAZER TODO ANO E QUANTOS FARÁ ESSE ANO?
Costumo montar 20 casais de Gloster e 10 de Border totalizando 30 gaiolas, é o espaço que disponho.

COMO VOCÊ TRATA A QUESTÃO DOS INTENSOS NO SEU PLANTEL?
Na realidade eu sou alucinado pelos amarelos intensos lipo, gosto sempre de fazer casais lipos intenso com nevado, mas este ano mudei, coloquei um lipo intenso com uma nevada pintada e uma pintada intensa com um lipo nevado, verei o resultado esse ano, espero melhorar a forma dos filhotes.

VOCÊ TRABALHA COM BIGAMIAS OU CASAIS FECHADOS?
Esse ano estou com 2 casais  de Gloster em bigamia e os Border são todos os 5 em bigamia, mas não gosto de fazer isso não, gosto mais de casais fechados.

COM RELAÇÃO A CONSANGUINIDADE VOCÊ FAZ ALGUM TRABALHO NESSE SENTIDO? COMO TRATA ESSA QUESTÃO?
Eu particularmente não faço esse trabalho, costumo sempre estar colocando sangue novo no meu plantel, mas sempre segurando minha linhagem de melânico e pintado, que são muito boa.

O QUE ACHOU DA MUDANÇA DA OBJO NO TAMANHO DO STANDARD DO GLOSTER PARA 11CM?
Achei que é mais uma batalha a ser vencida por nós criadores, coisa que não será nada fácil.

O QUE VOCÊ ACHA QUE AINDA PRECISA MELHORAR EM SEU PLANTEL DE GLOSTER?
No meu plantel tenho que melhorar meus canários de topete, nos sem topete estou modéstia parte muito bem.

COMO VOCÊ TRATA OS CANELAS EM SEU PLANTEL?
Na verdade esse é o primeiro ano que estou trabalhando com canelas, ano passado adquiri um macho portador, e daí segurei 2 filhotes dele, que por sinal também saíram portadores, e esse ano vou ficar infestado de canela por aqui, então para mim ainda é um novo caminho que ainda não me familiarizei, mas estou gostando do resultado.

COMO VOCÊ TRATA OS LIPOS EM SEU PLANTEL?
Como já disse eu gosto de acasalar lipo com lipo, mas isso mais por questão de pontuar no clube, embora já tive vários lipo desses acasalamentos com 89 pontos, por isso resolvi esse ano mesclar os casais lipo x pintado, acho que melhorou.

QUE OUTRA RAÇA DE PORTE GOSTARIA DE CRIAR? PORQUE?
Ano passado fiz curso para juiz da OBJO na FOB, fiquei fascinado pelo julgamento dos frisados parisienses, que para muitos inclusive eu antes do curso, não passava de um monte de pena arrepiada, ele simplesmente é fantástico em todo aspecto.

PRA VOCÊ PORTE OU COR? PORQUE?
Porte, porque nela você tem a possibilidade de trabalhar todas as cores.

QUE CONSELHO OU DICA VOCÊ DA PRA QUEM TÁ QUERENDO COMEÇAR A CRIAR GLOSTER?
Primeiramente que seja bem vindo, e antes de adquirir algum exemplar, procure saber bastante do criador que vai adquirir as aves, da sua conduta, da sua moral, ética e responsabilidade, no mais, o tempo vai te ajudar a aprender a esculpir a obra prima que se chama Gloster.



Nenhum comentário:

Postar um comentário