Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de junho de 2013

O Fife Fancy


O Fife Fancy é um canário robusto e fértil pode fazer tranquilamente três a quatro posturas por temporada. Mas é desejável fazer no máximo três por temporada para evitar o esgotamento dos reprodutores. A partir da terceira postura você pode perceber que as fêmeas dão menos comida para os filhotes e estes podem ficar mais fracos e mais propensos a adoecer. Percebemos também que os filhotes da terceira postura geralmente não são bons competidores, eles têm falta de força e resistência para suportar os estresses gerados nos concursos.
O Fife é um canário precoce, com a idade de 7 ou 8 semanas você já pode começar a treina-lo nas gaiolas de concurso.


Fife Fancy Lipocromico Amarelo Intenso

Fife Fancy Lipocromico Amarelo Nevado



O PADRÃO
Se compararmos o Fife em relação ao Border, podemos ver que nos Fifes a importância das curvas é ainda mais essencial. A forma do corpo está mais para uma esfera de que para uma pêra, a cabeça tem o formato de uma cereja bem redonda apoiada no pescoço, mas separada do corpo, seu tamanho não exceder os 11,5 cm.

Fife Fancy Melânico Amarelo Intenso

Fife Fancy Melâncio Amarelo Nevado


 
ACASALAMENTO
O acasalamento de nevado x nevado permite ganhar arredondamento e volume tanto em níveis de corpo quanto de cabeça, infelizmente, pode acontecer de surgirem filhotes com uma forma alongada.
O acasalamento de intensos x intensos resulta no nascimento de canários mais curtos e com cores mais vivas. A desvantagem deste tipo de acasalamento é uma perda de volume e redondeza no corpo e na cabeça, gerando as vezes filhotes com cabeça e ombros estreitos.

Aconselhamos a fazer os seguintes cruzamentos:

1. Intenso (penas curtas) X Nevado (penas longas)

2. Intenso (penas de média) X Nevado (penas curtas)

3. Intense (penas de média) X Nevado (penas médias)

4. Intenso (penas longas) X Nevado (penas curtas)


Obs: Vocês devem esta perguntando porque não há nem um acasalamento usando aves com fundo branco, a resposta é simples, quando falamos em intenso e nevado não estamos falando necessariamente de aves com fundo amarelo, portanto os fundos brancos estão incluindo nessa tabela, pois existem fundo branco intenso e nevado.


Fife Fancy Melâncio Amarelo Nevado

Fife Fancy Melânico Branco



Só acasalar pássaros que tenham boas curvas e cores firmes. Caso contrário, aparecerão falhas.

Procurar acasalar sempre aves para contra balancear as qualidades de um, com as falhas do outro.

Geralmente os machos transmitem 90% do seu comportamento, a cor e a qualidade de sua plumagem.

Já as fêmeas transmitem entretanto tipo de cabeça, e constituição geral da ave (forma).

O conhecido juiz Terry Kelly, conseguiu sua melhor linha combinando uma pequena fêmea (curta) de plumagem intensa com um macho largo de plumagem nevada.

Antes de terminar este artigo, vou falar sobre a cor canela. Esta cor suaviza a plumagem, mas atenção à introdução excessiva desta variedade em nosso canaril, pode trazer uma perda de formas e curvas.

Quando selecionar seus Canelas seja criterioso procure pássaros com cores firmes e fortes, que sejam bem marcados, evite pássaros com cor pálida.

Uma última dica, dê bastante legumes e frutas durante a muda....isso pode ser um diferencial importante no resultado da cor de seus filhotes.

Fife Fancy Melânico Branco

Fife Fancy Pintado Branco (Canela)

15 comentários:

  1. Esse ano estarei dando inicio à criação de fife fancy e para tal estarei adquirindo alguns exemplares do Ricardo que herdou uma maravilhosa criação de seu primo varias vezes campeão brasileiro na raça Everson.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostaria de entrar em contato pois moro em friburgo e estou começando a criar fife meu barrosomeanda@ig.com.br

      Excluir
  2. Olá Max!!

    Sou de Campo Grande- MS, crio Fife Fancy à 2 anos. São aves magnificas. Também não tive sucesso com os Border, quando inicie, mas encontrei-me com essa raça.
    Boa sorte...
    Luciano.
    Canaril dos Fife Fancy

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Amigo quero iniciar uma criação de fife fancy, ja criei muitos pé duro, como começar uma criação com ótima linhagem, por gentileza como analisar um fife de qualidade para que eu venha obter belos resultados, vc teria um manual para me ajudar.

    ResponderExcluir
  5. AMIGOS BOM DIA ESTOU PRECISANDO DE UMA FÊMEA AMARELO NEVADO PARA COMPRAR OU UM CASAL PRONTO DE AMARELOS POIS TENHO SÓ UM MACHO!ATT. FÁBIO 61 999665572 SOU DE FORMOSA GO

    ResponderExcluir
  6. Ola, gostaria de adquirir um casal de fife fancy
    desde ja agradeço, quem puder ajudar.Obrigado
    helio.roberto@oi.com.br

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia amigo estou querendo comprar uma femea pois tenho um macho gostaria de uma femea branca ou amarela intensa por favor zap 11 968153194

    ResponderExcluir
  9. Como diferenciar pena longa de curta?

    ResponderExcluir
  10. Ola, como faço para adquirir um casal de fife fancy?

    ResponderExcluir