Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de março de 2013

Entrevista com o Papa

Rene Alssema o Papa dos Gloster

Rene Alssema. nasceu no dia 02 de outubro de 1956 em Hengelo, Holanda.
Estudou em Amsterdã. Tornou-se professor de anatomia, fisiologia e patologia. Também estudou língua alemã. Há 32 anos trabalha como professor em uma escola para alunos de Educação Física e futuros profissionais dos esporte.


01. Conte-nos como e quando começou a sua paixão por canários?
Com 10 anos eu comecei a reprodução de aves. Tive meus primeiros glosters aos 12 anos. Sou casado com Jacqueline e temos três filhos com 18, 20 e 22 anos.
Por muitos anos eu também fui criador de cães da raça Pastor Alemão. O nome do meu canil é "Von Jarenka". Nos shows internacionais meus cães foram muito bem sucedidos. O nome dos meus cães campeões absolutos é Floyd von Koss e Jarenka von Jarenka. Ambos campeões internacionais. Juntamente com minha esposa possuo uma horta no jardim de nossa casa. Todos os anos nós gastamos um monte de tempo cultivando vegetais frescos nela. Em nossa casa temos um belo jardim com alguns lagos artificiais nele. Nós desfrutamos muito do nosso jardim, porque temos além da horta e dos lagos, muitas aves selvagens que frequentam o local. Desde 1990 eu sou um juiz internacional da raça gloster. Esse ano foi a primeira vez que julguei na Inglaterra. Juntamente com minha esposa visitamos outros países e fazemos muitos amigos. Como juiz IGBA, julguei últimos anos na Holanda, África do Sul, Portugal, Espanha e Itália.

02. Conte-nos como e quando começou a sua paixão por canários?
Meus pais tinham uma casa de campo. Eu fui criado entre a natureza, muitas aves e animais selvagens. Quando eu tinha 10 anos eu ganhei meu primeiro casal de canário. Logo depois eu me associei a um clube de criadores e me apaixonei pelos glosters logo na primeira exposição do meu clube.

03. Você cria Gloster? Já criou ou cria outras raças?
Quando comecei a criar canários, iniciei com canários de cor com fator. Depois de 2 anos, eu comprei meus primeiros glosters. Membros do meu clube visitavam todo ano a exposição nacional da Inglaterra. Lá eles compravam alguns glosters pra mim. Eu parei de criar canários com fator e no anos seguintes comprei alguns borders, fifes, yorks, Norwich e Crests. Passados alguns anos, me especializei em gloster, Norwich e Crest. Quando iniciei meu canil, parei de criar os Norwichs. Depois de me tornar Campeão Europeu em 2004 com um de meus crests, eu vendi essa linha. Desde 2004 estou criando somente glosters. Este ano eu comecei novamente com alguns casais de Fife, Norwich e York.

04. Atualmente você trabalha com quantos casais? Qual as dimensões do seu criatório? Tira por época de cria quantos filhotes?
Ano passado eu criei com por volta de 45 a 50 casais de glosters. Tirei aproximadamente 300 filhotes. No momento tenho alguns casais a mais: alguns yorks, Fifes e Norwich. No total 60 casais (45 de gloster) e minha expectativa é de tirar 400 filhotes. Meu criadouro tem 10 metros de comprimento e 3 de largura. No total são 100 gaiolas pra criação e 24 voadeiras (1.25x0.50x0.50).

05. Você forma os casais de maneira diferente quando objetiva tirar coronas? Se sim, quais as características que devem ser levadas em consideração na formação de um casal objetivando tirar com eles filhotes coronas? E quais as características que você busca na formação de casais quando você objetiva tirar consorts?
Eu acasalo somente com topete x sem topete. O topete deve ser perfeito. As penas do sem topete devem ser macias, aderentes e com boa cor. Deve-se formar claramente a sobrancelha nos olhos. Olhando-se de cima, a cabeça deve ser larga na frente, e o crânio deve ser curto e redondo. Meus melhores sem topete nascem dos casais que também me dão os melhores de topete.
 



06. Como você trabalha o uso dos Intensos em seu plantel?
Criadores de todo o mundo cometem um grande erro ao pensar sobre o uso dos glosters intensos. A cor intenso não existe na natureza. É uma mutação. Se a cor intensa fosse tão importante, por que os criadores de Norwich tem tanto problema com cistos? Eles sempre usam intenso em seus casais!!!!. Eu crio gloster intenso somente para os concursos e não para melhorar a qualidade dos meus glosters nevados! A maioria dos glosters intensos tem má qualidade de pena. Eu julgo em diversos países e dificilmente vejo um bom gloster intenso. Para conseguir obter boa cor e qualidade nas penas, você tem que procurar por fêmeas com boa qualidade de cor (cores vivas mesmo em fêmeas nevadas). Isso é fácil de detectar em fêmeas com asas amarelas. Selecione as fêmeas com pigmentação mais acentuada.

07. Como você trabalha o uso dos Canelas em seu plantel?
Todas as cores funcionam da mesma forma. Você pode criar excelente glosters em todas elas. Algumas cores tem uma importância adicional, devido à qualidade da plumagem. A maioria dos canelas proporciona plumagem macia. O topete dos canelas frequentemente são os melhores. O canela é minha cor favorita. Se você verificar no meu site, verá que meus canelas frequentemente vencem as classes específicas para canelas nos grandes torneios de gloster pela Europa.

08. Na sua opnião porque é mais difícil se conseguir uma boa forma e plumagem nos Gloster lipocromicos diferentemente dos Gloster Melanicos?
A forma não é o problema. A qualidade das penas, sim. A maioria dos criadores, principalmente os criadores Turcos, querem criar muitos glosters claros (lipocromicos). É um erro. Entre todas as penas, as claras são as mais fracas. A maioria dos filhotes lipocrômicos perdem suas penas depois de sairem do ninho. Frequentemente são depenados pelos pais. Durante a muda de penas, são os mais debicados nas voadeiras também. Isso favorece o aparecimento de cistos, principalmente nos ombros e flancos. Todo ano eu crio alguns glosters claros muito bons, mas acabo usando somente 4 ou 5 nos acasalamentos. Um ano acasalo 2 claros e no outro acasalo com pintados ou melânicos.

09.
Rene, quando vemos as fotos de seus canários ficamos maravilhados quanto a forma e plumagem deles, aqui no Brasil há pelo menos 2 anos, os juízes vem sendo bastante rigorosos com o tamanho da ave, seus canários possuem em média que tamanho? E como é vista a questão do tamanho da raça por você e pelos europeus?
Se você tem um gloster com corpo, topete, forma e plumagem excelentes, o mesmo pode perder somente alguns pontos pelo tamanho. Dessa forma, ele ainda pode ser um campeão. Se você comparar um baita gloster com um canário sem forma, sem cabeça, sem corpo, então você não estará comparando com um gloster!
Não se esqueça, um corpo redondo, compacto, com bom peito e pescoço sempre vai lhe dar a impressão de ser um gloster grande! Observando por cima, você irá perceber que quase sempre eles tem o mesmo tamanho.
Como juiz eu sempre procuro pelo bicho que mais se assemelhe com o padrão. Na Europa temos competições para machos e fêmeas. Sempre são encontrados glosters maiores nas classes dos machos. Tudo bem quanto à isso, pois você precisa de machos poderosos para acasalar com fêmeas top de linha. Dificilmente você vai encontrar um macho pequeno com as características citadas anteriormente. Em competições Européias temos também as classes de glosters adultos. Frequentemente esses são glosters mais compridos e maiores depois do segundo ano de vida. O tamanho não é o mais importante. Você tem que primeiro buscar o padrão do gloster ideal.  Nos últimos anos, especialmente na Bélgica, tenho visto glosters grandes, com asas longas, rabos compridos. Alguns juízes gostam disso. Uma dica para você fazer de um gloster o best in show: procure pelo melhor tipo, com melhor plumagem e cor e dê preferência para as fêmeas, pois são menores. Uma curiosidade: para ser honesto, a maioria dos juízes Ingleses preferem um gloster tipo macho (grande, bom peito definido, cabeça bem formada) como best in show. Eles também preferem os glosters grandes.
  







10. Você já deve ter visto através de fotos na Internet como está o padrão dos gloster aqui no Brasil, percebemos que há uma distância enorme em relação ao padrão europeu, na sua opnião, o que mais falta em nossas aves para atingirmos o padrão de vocês?
Você tem que lapidar suas próprias pedras. Elimine os glosters de má qualidade. Selecione somente os melhores. Esteja em contato com outros criadores. Tente construir um pássaro de melhor qualidade. Visite muitas exposições e tente comprar as qualidades que você necessite em seu plantel. Não seja um comprador!! Seja um criador!

11. As leis brasileiras são muito rigorosas quanto a questão da importação de aves vindas de outros países, por isso é muito raro o acesso dos criadores brasileiros as aves europeias, você acha que sem importação de matrizes de outros países, o Brasil tem como atingir algum dia o padrão europeu nos gloster? Se sim qual seria na sua visão uma forma de tentarmos evoluir com a raça?
Não tenho idéia de quantos criadores de gloster existem no Brasil. Você deve organizar um grande clube especializado na raça gloster com o principal objetivo de criar glosters excelentes. A competição é legal, mas o melhor é formar um grupo de amigos e melhorar o padrão da raça juntos. Organize exposições e reuniões. Troque glosters de boa qualidade entre si para alcançar um standard cada vez melhor da raça.

12. Rene, eu já criei canários de cor, e recentemente comecei a criar Fifes Fancy, e percebo que eles criam bem melhor que os Glosters, você concorda com a afirmação que os Glosters são uma raça que não é tão fácil de se reproduzir? Você utiliza outras aves para criar seus Gloster?
Meus glosters são bons criadores. Você pode selecionar qualidades em seu plantel. Muitas qualidades são genéticas. Em meu plantel, mesmo os machos são ótimos tratadores. Algumas vezes acontece da fêmea morrer e o macho cuida da ninhada até a separação. Quando minhas fêmeas deixam o ninho pra se alimentar, os machos cuidam do ninho. Todos os meus casais de gloster tratam dos filhotes sozinhos. Somente uso amas para os Yorks e Norwichs.

13. Na sua opnião quem são os países e criadores que tem os melhores Glosters do mundo?
Eu julgo em diversos Países. Em todos eles há os criadores de sucesso. O padrão é o mesmo no mundo inteiro – vejo alguns bons glosters e também um monte de porcaria.

14. Você conhece o Brasil? Quando vem aqui nos visitar? Existe essa possibilidade?
Devido ao fato de ser professor, posso viajar somente durante o período de férias escolares. Eu tenho uma semana de férias em Outubro e duas em Dezembro. Tenho também uma semana de folga em Fevereiro. Durante o verão, tenho férias do meio de Julho até o fim de Agosto. Então, caso você tenha a idéia de organizar um encontro e/ou uma exposição e queira me convidar, teria que ser durante um desses períodos que tenho livre. Você pode também esperar 10 anos, até eu me aposentar! (risos)

15. Sabemos que cada criador tem seus segredos na criação, e sabemos também que segredos nunca devem ser revelados (risos), mesmo assim vou perguntar, tem algum segredo que Rene Alssema utiliza na sua criação que poderia compartilhar com os criadores de Gloster do Brasil?
Eu não tenho segredos. Se você ler os artigos no meu site, você terá muita informação. No momento estou escrevendo um livro. Juntos conseguimos criar ótimos glosters, melhorar cada vez mais o padrão. Segredos não são úteis pra isso.

16. Que conselho ou dica você daria pros criadores da raça Gloster aqui no Brasil Rene.
Crie gloster em grupo. Selecione glosters calmos. Nunca treino meus glosters para a exposição. O dia anterior à exposição é a primeira vez que eles veem a gaiola de exposição. A calma nos glosters é uma característica genética. Primeiro: procure sempre o padrão. Segundo: selecione os glosters com penas mais brilhantes e com boa pigmentação. Não segure glosters com cauda longa ou asas longas. Não use glosters com fachos. Olhe nas fotos de meus glosters. Você não vai ver glosters com fachos. Isso na minha opinião é um dos grandes fatores para meu sucesso. Use machos poderosos, com ótima caixa, pescoço, cabeça e topete. Muito importante: procure pela forma de fêmeas em seus machos. Eles sempre devem ter a mesma forma.
Desejo à todos vocês no Brasil muito sucesso com os glosters !

4 comentários:

  1. Muuuiiitooooo Boooommmm

    Sou fã do Rene!!! seu site é "livro de cabeceira...
    Parabéns Max!!!
    Temos que traze-lo ao Brasil!!

    Abraço

    Márcio Côco
    CANARIL SAGRADA FAMÍLIA

    ResponderExcluir
  2. Wilson Antonio Gutierrez21 de março de 2013 às 10:29

    Parabêns pela entrevista! Dá uma vontade louca de ir até lá para conhece-lo e ao seu criadouro (e de quebra trazer um transporte inteiro de seus Glosters, KKKK). Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Todas fotos postadas são de gloster de ótima qualidade. Minha paixão a primeira vista ficou com o fundo branco pintado sem topete e todos os canelas. A entrevista foi 100. Parabens.

    ResponderExcluir
  4. muito boa a entrevista,gostei muito.vou mudar meu criterio na criação.

    ResponderExcluir