Pesquisar este blog

sábado, 2 de outubro de 2010

ENTREVISTA - MARCÃO "O DESPACHANTE"




NOME: MARCOS ALBERTO FLORIN PINHEIRO                         
CIDADE: CAMPINAS SP
CLUBE: U.C.C.C (UNIÃO CRIADORES CANÁRIOS DE CAMPINAS)
SIGLA FOB DO CLUBE: GG
CRIADOR NÚMERO: 252
IDADE: 42
CANARIL: CRIADOURO FLORIN

HÁ QUANTO TEMPO VOCÊ CRIA CANÁRIOS?
Acho que como a maioria, crio desde criança, uns 12 anos, comecei com os famosos pés duro, agora desde 2006, quando me filiei a UCCC, crio profissionalmente, então isso dá uns 30 anos.

HÁ QUANTO TEMPO VOCÊ CRIA GLOSTER?
Crio Gloster há 4 anos

O QUE O LEVOU A CRIAR GLOSTER?
Na realidade foi o acaso

ALÉM DE GLOSTER VOCÊ CRIA OUTRA RAÇA DE PORTE?
Crio sim, crio a raça Border.

COMO FOI SEU COMEÇO NOS GLOSTER? DE QUEM ADQUIRIU SEUS PRIMEIROS REPRODUTORES? QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES QUE ENFRENTOU PARA COMEÇAR A CRIAR OS GLOSTER?
Então acho que foi amor a primeira vista, quando comecei anilhar, comprei uns 2 casais de vermelho mosaico, depois cobre, vermelho, ágata vermelho mosaico, na realidade o Gloster veio ao meu encontro, quando procurava por uma vermelha nevada, me deparei com um grande amigo meu do passado, que nem sabia que criava também pelo clube, e ele me deu um Gloster melânico sem topete, e me falou para arrumar uma fêmea com topete para por com ele, ai foi uma busca alucinada pela pretendida fêmea, depois de muito suor, encontrei uma, com o mineiro, daí coloquei os 2 juntos, para minha surpresa, como estava começando, quando fui ver eram 2 fêmeas, isso acontece muito com criadores de Gloster (risos), fazer o que, ir atrás de 2 machos, e assim começou a paixão pelo Gloster, adquiri 2 casais do sr. Manfroni, e 1  casal do sr. Bissoli, uma das dificuldades que passei quando comecei a criar, foi ver que existe um monte de criadores picaretas, um inclusive que me vendeu 8 canários falando serem 4 casais, dizendo serem canários de plantel, e tudo mais, quando fui ver ao certo, só tinha um macho no meio, e o restante era tudo puro lixo, mas esse não digo o nome em público, única coisa que falo é para procurar um criador que tenha princípios morais e éticos.

QUANTOS CASAIS DE GLOSTER COSTUMA FAZER TODO ANO E QUANTOS FARÁ ESSE ANO?
Costumo montar 20 casais de Gloster e 10 de Border totalizando 30 gaiolas, é o espaço que disponho.

COMO VOCÊ TRATA A QUESTÃO DOS INTENSOS NO SEU PLANTEL?
Na realidade eu sou alucinado pelos amarelos intensos lipo, gosto sempre de fazer casais lipos intenso com nevado, mas este ano mudei, coloquei um lipo intenso com uma nevada pintada e uma pintada intensa com um lipo nevado, verei o resultado esse ano, espero melhorar a forma dos filhotes.

VOCÊ TRABALHA COM BIGAMIAS OU CASAIS FECHADOS?
Esse ano estou com 2 casais  de Gloster em bigamia e os Border são todos os 5 em bigamia, mas não gosto de fazer isso não, gosto mais de casais fechados.

COM RELAÇÃO A CONSANGUINIDADE VOCÊ FAZ ALGUM TRABALHO NESSE SENTIDO? COMO TRATA ESSA QUESTÃO?
Eu particularmente não faço esse trabalho, costumo sempre estar colocando sangue novo no meu plantel, mas sempre segurando minha linhagem de melânico e pintado, que são muito boa.

O QUE ACHOU DA MUDANÇA DA OBJO NO TAMANHO DO STANDARD DO GLOSTER PARA 11CM?
Achei que é mais uma batalha a ser vencida por nós criadores, coisa que não será nada fácil.

O QUE VOCÊ ACHA QUE AINDA PRECISA MELHORAR EM SEU PLANTEL DE GLOSTER?
No meu plantel tenho que melhorar meus canários de topete, nos sem topete estou modéstia parte muito bem.

COMO VOCÊ TRATA OS CANELAS EM SEU PLANTEL?
Na verdade esse é o primeiro ano que estou trabalhando com canelas, ano passado adquiri um macho portador, e daí segurei 2 filhotes dele, que por sinal também saíram portadores, e esse ano vou ficar infestado de canela por aqui, então para mim ainda é um novo caminho que ainda não me familiarizei, mas estou gostando do resultado.

COMO VOCÊ TRATA OS LIPOS EM SEU PLANTEL?
Como já disse eu gosto de acasalar lipo com lipo, mas isso mais por questão de pontuar no clube, embora já tive vários lipo desses acasalamentos com 89 pontos, por isso resolvi esse ano mesclar os casais lipo x pintado, acho que melhorou.

QUE OUTRA RAÇA DE PORTE GOSTARIA DE CRIAR? PORQUE?
Ano passado fiz curso para juiz da OBJO na FOB, fiquei fascinado pelo julgamento dos frisados parisienses, que para muitos inclusive eu antes do curso, não passava de um monte de pena arrepiada, ele simplesmente é fantástico em todo aspecto.

PRA VOCÊ PORTE OU COR? PORQUE?
Porte, porque nela você tem a possibilidade de trabalhar todas as cores.

QUE CONSELHO OU DICA VOCÊ DA PRA QUEM TÁ QUERENDO COMEÇAR A CRIAR GLOSTER?
Primeiramente que seja bem vindo, e antes de adquirir algum exemplar, procure saber bastante do criador que vai adquirir as aves, da sua conduta, da sua moral, ética e responsabilidade, no mais, o tempo vai te ajudar a aprender a esculpir a obra prima que se chama Gloster.



sexta-feira, 1 de outubro de 2010

ENTREVISTA - CAPRETZ "O ALEMÃO"





NOME: Alexandre Luis de Andrade Capretz           
CIDADE: Rio Claro – SP           
CLUBE: ARCC e UCPP           
SIGLA FOB DO CLUBE: KA e GJ
CRIADOR NÚMERO: KA027 e GJ076
IDADE: 34
CANARIL: Canaril Capretz

HÁ QUANTO TEMPO VOCÊ CRIA CANÁRIOS?
Crio desde os 8 anos de idade. Primeiro com pé duros e desde 2002 os canários padrão Fob.

HÁ QUANTO TEMPO VOCÊ CRIA GLOSTER?
Desde 2004.

O QUE O LEVOU A CRIAR GLOSTER?
A forma e o topete.

ALÉM DE GLOSTER CRIAR OUTRA RAÇA DE PORTE?
Não.

COMO FOI SEU COMEÇO NOS GLOSTER? DE QUEM ADQUIRIU SEUS PRIMEIROS REPRODUTORES? QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES QUE ENFRENTOU PARA COMEÇAR A CRIAR OS GLOSTER?
A principal dificuldade de quem está começando é ser enganado por criadores mais experientes. Isso acontece na maioria dos casos. Hoje o iniciante ainda tem a Internet como forte aliada. Mas não são todos que tem acesso ou saibam procurar.

QUANTOS CASAIS DE GLOSTER COSTUMA FAZER TODO ANO E QUANTOS FARÁ ESSE ANO?
Em torno de 40 no total.

COMO VOCÊ TRATA A QUESTÃO DOS INTENSOS NO SEU PLANTEL?
Antes achava importante, pra concorrer em todas as cores, mas com o passar dos anos vejo isso como uma grande besteira. É muito difícil se encontrar um intenso dentro do padrão do gloster, e isso acaba por prejudicar o plantel. O que faço é um trabalho separado com intenso, mas francamente, sem sucesso até o momento.

VOCÊ TRABALHA COM BIGAMIAS OU CASAIS FECHADOS?
Gosto de passar machos com qualidade. Nem sempre funciona, mas é um procedimento que pode trazer bons frutos.

COM RELAÇÃO A CONSANGUINIDADE VOCÊ FAZ ALGUM TRABALHO NESSE SENTIDO? COMO TRATA ESSA QUESTÃO?
Gosto de usar, mas é sempre uma surpresa. Nada de 100% de resultado garantido, e outra experiência que gostaria de compartilhar: mesmo o acasalamento entre Pai X filha ou Mãe x filho pode trazer resultados problemáticos, como por ex. defeitos físicos.

O QUE ACHOU DA MUDANÇA DA OBJO NO TAMANHO DO STANDARD DO GLOSTER PARA 11CM?
Ótimo pra quem tem acesso a bichos importados. Isso nos 2 aspectos: resultados em concurso e faturamento nas vendas.

O QUE VOCÊ ACHA QUE AINDA PRECISA MELHORAR EM SEU PLANTEL DE GLOSTER?
Muito a melhorar, em todos os aspectos e características.

COMO VOCÊ TRATA OS CANELAS EM SEU PLANTEL?
Da mesma forma que qualquer outra cor. Não é a cor CANELA que faz milagre ... mas sim um conjunto de fatores. A forma, tamanho, estrutura de penas, etc.

COMO VOCÊ TRATA OS LIPOS EM SEU PLANTEL?
Repito a resposta acima. A busca pelo stardard da raça deve ser sempre o mais importante.

QUE OUTRA RAÇA DE PORTE GOSTARIA DE CRIAR? PORQUE?
Caso tivesse estrutura, grana e tempo, criaria todas. Gosto de CANÁRIOS.

PRA VOCÊ PORTE OU COR? PORQUE?
Pra mim, Canários. Independente de cor ou porte.

QUE CONSELHO OU DICA VOCÊ DA PRA QUEM TÁ QUERENDO COMEÇAR A CRIAR GLOSTER?
Estude muito antes de começar. Aprenda realmente o que é um gloster bom, o que é um gloster que ganha concurso. Antes de saber isso, não gaste dinheiro.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A EVOLUÇÃO DO GLOSTER EM PORTUGAL


Gloster padrão europeu, esse é o padrão que temos de alcançar
Nos últimos anos o tamanho do Gloster tornou-se para os criadores e juízes um tema de discussão.
Durante anos verificou-se um aumento progressivo no tamanho deste simpático canário, provocando severas críticas do país de origem, a Inglaterra, mas fazendo ouvidos moucos, os criadores continuavam à procura de um corpo bem redondo em detrimento do tamanho exigível e, com a passividade de alguns juízes (cruzando com Norwich e Crest para aumentar não só a referida rotundidade mas também o volume da cabeça/poupa) prejudicando inevitavelmente o tamanho e a agilidade deste maravilhoso canário, ocasionando nesta raça salvo raras exceções uma posição na gaiola quase estática.
Em todas as reuniões e congressos de juízes procura-se pôr em prática os critérios de julgamentos, exigindo aos avaliadores para serem severos na penalização da rubrica “tamanho 20 pontos” (reunião da O.MJ. em 2006 que teve lugar em Pailasean – França).
O responsável da representação inglesa em face da forma e tamanho estar a degenerar-se, estabeleceu que fosse reduzido para 11 cm o comprimento da ave de modo a conduzir o Gloster às suas características tradicionais. Devo aqui salientar que a proposta de alteração de 15 para 20 pontos foi apresentada pela representação portuguesa (Carlos Almeida Lima e Vítor Couto) aprovada por unanimidade pelos países presentes.
Em face do atrás citado vários países e um elevado número de criadores enviaram aos respectivos clubes temáticos propostas sugerindo a aplicação desta regra no que diz respeito ao excessivo aumento de tamanho desta raça e sugerindo aos juízes classificadores para o seu cumprimento, sendo mais exigentes nos julgamentos, procurando premiar os exemplares pequenos.
É necessário e urgente tornar a dar ao gloster a sua elegância, vivacidade e agilidade de movimentos, recuperar a sua forma e reconduzi-lo à tipicidade original da raça, eliminando características introduzidas (intrusas) que são patrimônio genético de outras raças.
Isto como deverá ser entendido, não é fácil, mas sim uma tarefa árdua, difícil e morosa, que deverá envolver todos os criadores e juízes nesta campanha que é a redução do tamanho do Gloster que exige inevitavelmente a seleção rigorosa dos reprodutores com o corpo e plumagens mais curtas, que nos conduzirá no futuro a trazer ótimas compensações (resultados do Mundial 2010).
Assim criadores e juízes, deixemo-nos de arranjar falsos argumentos, desculpas, etc, e como todos estamos a percorrer a mesma estrada, temos por obrigação e o dever de dar aos nossos Glosters a verdadeira “forma” e “tamanho” que na realidade lhe dizem respeito.
O G.C.P. com perseverança, seriedade e competência provou que a sua ação ao longo dos anos, a todos os títulos espetaculares, que os clubes temáticos têm uma grande importância no desenvolvimento técnico na criação e desenvolvimento de uma raça.
Tudo isto finalizou com os esperados resultados obtidos no Mundial 2010 de Matosinhos.
Provamos que estamos em pé de igualdade com os melhores exemplares de Gloster do mundo, o que deixa este clube e criadores orgulhosos, recompensa a todos os amantes deste maravilhoso canário os títulos alcançados.

Carlos almeida Lima
Juiz CNJ / OMJ
Retirado da revista O gloster semestral Março 2010 n.º 9

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

NOVIDADES NA CANARICULTURA DE PORTE II

Gloster Sem Topete Acetinado

Lizard Canela Prateado

Lizard Canela Amarelo


Cada vez surgindo mais coisa interessante e sempre que a net me brindar com essas descobertas elas serão passadas pra você também amigo leitor do meu blog...dessa vez consegui três fotos generosas sobre a evolução da canaricultura de porte...vejam com seus próprios olhos!

domingo, 26 de setembro de 2010

PRIMEIROS 4 FILHOTES DE 2010

Filhote sem topete melanico - 1 MÊS

Filhote com topete melanico - 1 MÊS

Filhote com topete melanico - 1 MÊS

Filhote sem topete melanico - 1 MÊS