Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

GLOSTER FÁCIL DE CRIAR?



Já faz alguns meses que venho pensando em escrever algo sobre o temperamento reprodutivo dos Glosters, porém sempre que lia algo sobre a raça me deparava com um sentimento contrario a minha experiência e percepção adquirida na criação da raça, pois em cada site, blog, livro e revista que lia sobre o assunto, sempre estava escrito que, “o gloster é uma raça de fácil reprodução...”. Bom não sou nenhuma autoridade no assunto, mas crio canários há mais de 20 anos, boa parte desse tempo criando canários de cor, incluindo cores complicadas de se reproduzir como os féos e os ágatas vermelhos mosaicos, e apesar de criar gloster há apenas dois anos, posso afirmar categoricamente, os Gloster assim como a grande maioria das raças de canários de porte não são tão fáceis de se criar ou reproduzir.
Mas o porque que isso acontece? Bem, mesmo não sendo nenhum pesquisador, afinal, o que eu escrevo vem da minha experiência, da vivência e observação como criador, portanto nada justificado cientificamente, mas ao meu ver os Glosters são aves menos dinâmicas, mais dóceis (e porque não dizer mais preguiçosas) que os canários de cor de um modo geral, isso termina afetando no seu desenvolvimento do ciclo reprodutivo, quem cria gloster sabe e já está acostumado com atrasos, por vezes até longos na entrada do cio dessas aves, ao meu ver outro fator que faz com os glosters sejam mais complicados de reproduzir é o fato de serem aves com muitas penas, suas mudas tendem a ser mais demoradas, e as vezes acontecem vários repenes fora de época.
Mas para mim que sou um verdadeiro apaixonado pela forma e graciosidade da raça, tudo isso só deixa a brincadeira mais interessante, e posso garantir, não existe nada mais prazeroso que depois de um ano difícil na criação, você ver um exemplar seu sendo reconhecido pelos juízes e criadores.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

ENTREVISTA: JORGE BATISTA "O BOM BAIANO"


NOME: Jorge Luiz Oliveira Batista
CIDADE: Salvador
CLUBE: Sociedade Ornitológica de Salvador
SIGLA FOB DO CLUBE: FD
CRIADOR NÚMERO: 0028
IDADE: 48
CANARIL:



 
HÁ QUANTO TEMPO VOCÊ CRIA CANÁRIOS?
Crio canário desde menino.

HÁ QUANTO TEMPO VOCÊ CRIA GLOSTER?
Crio Gloster desde 2005.

O QUE O LEVOU A CRIAR GLOSTER?
Resolvi criar Gloster por gosto pessoal.

ALÉM DE GLOSTER CRIAR OUTRA RAÇA DE PORTE?
Crio Raça Espanhola, e vou começar a criar outras raças.

COMO FOI SEU COMEÇO NOS GLOSTER? DE QUEM ADQUIRIU SEUS PRIMEIROS REPRODUTORES? QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES QUE ENFRENTOU PARA COMEÇAR A CRIAR OS GLOSTER?
Quando resolvi criar Gloster, procurei e não encontrei quem criasse essa raça. Até que um amigo me falou de um cara de Itaberaba que estava vendendo Gloster.
Entrei em contato com ele e foi assim que comecei a criar essa raça

QUANTOS CASAIS DE GLOSTER COSTUMA FAZER TODO ANO E QUANTOS FARÁ ESSE ANO?
O ano passado fiz 24 casais, esse ano fiz 16.

COMO VOCÊ TRATA A QUESTÃO DOS INTENSOS NO SEU PLANTEL?
Na verdade eu tenho poucos intensos e até hoje só consegui tirar intenso melânico.

VOCÊ TRABALHA COM BIGAMIAS OU CASAIS FECHADOS?
Trabalho com bigamia e com casais fechado.

COM RELAÇÃO A CONSANGUINIDADE VOCÊ FAZ ALGUM TRABALHO NESSE SENTIDO? COMO TRATA ESSA QUESTÃO?
Ainda não estou trabalhando com consangüinidade, mas vou trabalhar no futuro.

O QUE ACHOU DA MUDANÇA DA OBJO NO TAMANHO DO STANDARD DO GLOSTER PARA 11CM?
Eu gostei. Vai diferenciar mais do Norwich.

O QUE VOCÊ ACHA QUE AINDA PRECISA MELHORAR EM SEU PLANTEL DE GLOSTER?
Muita coisa, cabeça, topete, bons intensos, etc.

COMO VOCÊ TRATA OS CANELAS EM SEU PLANTEL?
Eu tenho alguns canelas, mas não fiz planejamento utilizando a cor canela.

COMO VOCÊ TRATA OS LIPOS EM SEU PLANTEL?
Não tenho atenção diferenciada por cor no meu plantel.

QUE OUTRA RAÇA DE PORTE VOCÊ GOSTARIA DE CRIAR? PORQUE?
Frisado Parisiense, por gosto pessoal.

PRA VOCÊ PORTE OU COR? PORQUE?
Porte, Não sei explicar. É coisa do tipo: gosto de criar Porte e pronto.
Mas esse ano fiz o terno de verde cobalto.

QUE CONSELHO OU DICA VOCÊ DA PRA QUEM TÁ QUERENDO COMEÇAR A CRIAR GLOSTER?
Muita paciência e não acreditar que o Gloster cria fácil. Na verdade menos da metade dos casais que formo conseguem gerar filhotes e criá-los.




COMEÇO DA CRIAÇÃO 2010

Esse ano no começo de junho (época de exposições e torneios) minhas canárias aprontaram...enquanto q a maioria dos meus machos estavam frios, quando foi no meio de julho após as exposições meus macho continuavam frios e as femeas começaram a esfriar, quando chegamos em agosto época que tinha programado para iniciar minha reprodução, quase que 100% de minhas femeas entraram em muda, enquanto os macho começavam a cantar...resultado...minha época de cria começou praticamente a 15 dias atrás, dos meus 20 casais, tenho uma femea entrando na terceira postura, 1 outra no meio da segunda, e 8 femeas criando e chocando...e duas começando a por...resumindo estamos no começo de novembro e agora é que consegui que 50% das minhas femeas estejam de alguma forma reproduzindo.















FOTOS DO MEU CANARIL

Tenho recebido alguns pedidos pra postar fotos do meu canaril...bom em primeiro lugar o meu canaril nada mais é, que um quarto do pequeno apartamento, nada de especial, pequeno, mas limpo e creio que organizado.