Pesquisar este blog

sábado, 31 de julho de 2010

19ª EXPO UNO


O JUIZ DE COR ANDERSON NOGUEIRA NA LABUTA, E RUBENS SÓ CURIANDO RSRS


EU COM O ISABEL OPALINO DE PRIMEIRO, O CANÁRIO BEST IN SHOW DE COR E COM A MINHA GLOSTER CT FD BR, BEST IN SHOW DE PORTE


THIAGO, MARCELO, ORLAMDO, DANTAS, PINTINHO E EU


O JUIZ, O CRIADOR E O CAMPEAO RSRS


ORLANDO JULGANDO A GALERA PRESTANDO ATENÇÃO, UMA VERDADEIRA AULA


EU, JUNIOR, GUSTAVO, EDER, RUBENS, WENDELL E BI

Senhores primeiro peço perdão pois este post devia ter vindo antes dos outros, mas estou me acostumando agora com essa vida de blogueiro rs. Bem a 19ª EXPO UNO foi sucesso em vários aspectos, organização vários sócios se empenharam bastante para o evento, e me perdoem os demais sócios, a ajuda de vocês foi fundamental, não se sintam desmerecidos, mas queria aqui deixar registrado os meus parabéns a todo o esforço do nosso vice-presidente Junior, queria também parabenizar os amigos Venâncio, Primeiro e Chagas pelos expetaculares canários expostos, queria agradecer também aos juizes Orlando Henriques (porte) e Anderson Nogueira (cor), nos ajudaram bastante e deram verdadeiras aulas, tanto no que se refere aos canários, quanto de amizade, humildade e simpatia, em resumo com tantas coisas boas, quem saiu ganhando mesmo foi a UNO e a canaricultura do RN.

Acasalamento de Canários de Topete

Sabemos que se acasala um consorte com um corona quando acasalamos canários de topete (Gloster/Crest/Padovano/Fiorino/Lancashire/Topete Alemão), mas estamos acasalando para produzir topetes premiados ou consorte premiados? Você pensou e disse ambos? É tempo para repensar nossas teorias.
Baseados nos muitos anos de pesquisas na criação de Crests, numerosos fatos foram averiguados por aplicação, observação e estudo detalhado. Os fatos resultantes estão sendo oferecidos como teorias novas e documentadas. Como elas se relacionam principalmente ao acasalamento de Glosters/Crests. Estas teorias são a base na qual nos apoiamos.
O primeiro ponto é a afirmação de que o exemplar de cabeça grande deve ser usado para a produção de campeões com topete.
Estes pares de cabeça grande deveriam ser usados, ao contrário, na tentativa de produzir uma linha premiada de consortes, se essa é a direção que a pessoa deseja ir.
Esses criadores que ganham principalmente com os consortes tendem, geralmente, a produzir canários ruins de topete.
Aqui fica uma palavra de advertência: Esteja atento ao fato de que há criadores destas raças que, principalmente por causa da falta de conhecimento em genética, experimentam continuamente. São estes mesmos criadores que misturarão canários que vem de algumas linhagens que usam um plantel de Glosters/Crests em várias cores e de vários criadores, na tentativa de desenvolver uma "linhagem" de vencedores. O fato é que eles nunca tiveram uma linhagem sua, de seu próprio desenvolvimento.
Alguns destes mesmos criadores vendem os canários jovens excedentes, considerados refugos destas experiências mal sucedidas, aos novos criadores, que terão resultados ruins em sua criação. Este criador que desova seu lixo aos novatos, está prestando um desserviço a canaricultura.
Vendendo os refugos destas experiências, asseguram que qualquer descendência que o comprador produza nunca os baterá em concursos no futuro. O "campeăo" ou vencedor da raça que vende este tipo de refugo não sabe onde aquele novato aparecerá com qualquer pássaro jovem, produzido do que ele lhe vendeu, e assim restringiu que o dele pontue bem na temporada de concurso. Esta prática só desencoraja o novo criador.
Em lugar de ajudar o criador novato, alguns criadores que ganham regularmente os concursos, se recusam a compartilhar o conhecimento, teorias e métodos alcançados por eles. Muitos morreram até mesmo com estes "segredos" que foram enterrados com eles.
O segundo ponto é aquele sobre o que se deve ter como qualidade top para concurso.
Normalmente, um juiz educado e honesto considera os topetes de canários premiados muito menores em tamanho do que o criador consideraria. Este deveria levar em conta que se o juiz está selecionando espécimes em relação a tamanho, de acordo com o padrão de perfeição, este nunca deve emparelhar dois canários campeões (pequenos). Esta prática só resultará em exemplares menores. O criador deveria acasalar um médio, ou pássaro de tamanho maior a um pássaro campeão-premiado menor para ter ninhada de digamos, quatro ovos, dois pássaros de ação (para criar) e dois pássaros de concurso. Deve-se também usar o método de acasalamento quantitativo para produzir os números necessários para se ter sucesso. Acasalamentos corretos devem render a cada estação de cria, campeões de concurso. Devemos ter machos para casais produtores de topete e fęmeas também produtoras de topete. E nós não estamos nem mesmo falando sobre todas as variedades de cores.
Para começar uma criação ou uma linhagem, o criador têm de produzir os pares iniciais ou trios comprados.
O criador de quem a pessoa adquiriu os casais para iniciar, tem a responsabilidade de ensinar e averiguar o que está sendo produzido por ele. Com os Glosters/Crests, há muitas características que a pessoa está pensando em obter, assim como também muitas falhas que está tentando eliminar dependendo da fonte original (matrizes).
Muitos tentaram esclarecer isto escrevendo sobre suas próprias experiências, mas a terminologia e as ilustrações de exemplos, que acompanham o material publicado, ainda deixam muito a desejar.
Ambos, o criador novato e o já experiente estão se esforçando para melhorar continuamente e assim tem que se esforçar para absorver muita informação correta sobre este assunto para se ter êxito.
Uma pergunta que um novato mais interessado me fez, foi se um de seus pares de Gloster com uma sobrancelha grande por cima de olho seria o tipo para usar no programa de criação. Foi sugerido que ele lesse um artigo referente ao assunto. Logicamente dei as explicações ao jovem iniciante. O fato triste é que por causa da falta de exemplos visuais que acompanhem os artigos, a pessoa não pode juntar a terminologia com um visual do pássaro.
Sem ver o pássaro ou o exemplo preciso que ilustre o tipo de pena exata mencionada, fica difícil, mesmo o mais estudioso normalmente não entenderá a diferença em textura de pena, muitos criadores não entendem sobre as penas em canários e é pior com os Gloster/Crests porque muitos criadores usaram acasalamentos durante anos sem prestar atenção na combinação, da cor da pena , textura, comprimento ou largura. É muito difícil de descrever estas diferenças para permitir ao leitor entender com precisão sem um visual.
A maioria é forçada a ver de fato pessoalmente cada um dos vários representantes da raça e solicitar explicações por parte um criador experiente e que tem uma compreensão completa do assunto. Deveríamos e isto já ocorre com alguns criadores na Europa e Estados Unidos, entregar ao criador que está adquirindo nossos canários, uma ficha completa, com toda informação sobre o canário, seus pais, avos, tipos de pena, etc...
Assim eles podem ver as diferenças em todo pássaro contido na remessa. Isto ajuda o criador mais detalhista a entender o raciocínio atrás do por que eles são acasalados e o modo que eles são.
É melhor responder perguntas sobre tipos de pena e seus acasalamentos em uma exposição, onde se pode achar exemplares com a maioria das texturas disponíveis.
Como para aquela pergunta sobre o uso de um dos pares com uma grande sobrancelha, é necessário recorrer à extensão de sobrancelha do outro par. Se for um canário médio emplumado, pode ser correto o acasalamento, porém se for outro com grande sobrancelha, pode ser um desastre. Triste dizer, que por conseqüência de anos de acasalamento errado por parte dos criadores, muitos dos nossos Glosters/Crests aparecem com cistos ou bolas de pena. Estes cistos são resultantes de acasalamento de canários sem avaliação de suas penas. Não se trata de tamanho do canário, mas da textura das penas.
Sempre emparelhe a pena curta para adquirir um equilíbrio. Dois canários de plumagem curta, acasalados, resultará na maioria dos casos, um canário de corpo estreito com topete pobre e muito curto com entradas comprimidas na cabeça.
Dois canários de plumagem longa acasalados (que é o que a maioria dos criadores de Glosters/Crests faz com resultados desastrosos para aumentar o comprimento do Topete) resultará na maioria dos casos corpo largo, sem forma adequada, muito emplumado, produtor de cistos/bolas enormes. Os filhotes começarão a adquirir divisões na parte de trás do pescoço e costas e meio coletes no tórax, relaxamento nos flancos e alguns outros defeitos menores. Os topetes começarão a adquirir aberturas e divisões na parte de trás.
E nós nem mesmo comentamos sobre as penas longo-largas e penas longo-estreitas ou penas curto-largas e curto-estreitas e em intenso e nevado. A maioria dos criadores não está atenta aos segredos da pena. Acordem! O resultado disso é que você vê tantos comprando por todo lado. Ganhando, então, num ano ou dois e depois, só tristeza.
Azar ou falta de técnica na criação? A maioria dos criadores entende os mesmos fundamentos, como curto e longo, largo e estreito, contudo eles não conseguem identificar todas estas penas em seus próprios pássaros. Um fato que é considerado pêlos maiores e melhores criadores, é que as raças Gloster/ Crests, existem e foram desenvolvidas por causa do topete.
"O topete é que coroa o êxito destas raças". Se for seu objetivo criar Crests e Glosters de topete, então os faça produzir as coroas mais perfeitas que você consiga. Dê uma olhada, pesquise, veja o que o pessoal está fazendo, pergunte, veja o que há lá fora.
Não seja apenas um criador de canários, seja um campeăo!

autor: Vilmar Canuto

sexta-feira, 30 de julho de 2010

10º NORDESTÃO EM FORTALEZA


Eu feliz que só pinto em merda com o diploma de Best in Show nas mãos rsrs


Eu recebendo o troféu de Marcelo Vila Nova (juiz de porte, e gente muito boa), ao lado Beraldi e Mário Henrique (gente finíssimaaaaaa)


Paulo, Dantas, Max (Eu), Venâncio, Ailson, Marcelo, Gervázio, Claudionor e Primeiro

Os criadores da UNO, marcaram presença em fortaleza, foi fretado um ônibus que levou os criadores e canários pra disputar os troféus e rosetas lá no Ceará, a UNO esteve respresentada por: Marcelo Henrique, Luiz Júnior, José Primeiro, Zaque Cassiano, Francisco Chagas, Gervázio Protásio, Paulo César Lima, José Venâncio, Claudionor Barbalho, Jackson Dantas, Marinaldo Bento, José Primeiro, AIlson Feijó e Eu mesmo rs.

BEST IN SHOW NA EXPO UNO...BEST IN SHOW NO NORDESTÃO


A canária Gloster Corona Fundo Branco Melanica, filha do canário que foi do Ascilir Dalacourt, e que foi terceiro lugar no quarteto no Campeonato Brasileiro de 2009, foi uma grata surpresa do Canaril Revorêdo, ela não só foi 90 pontos e primeiro lugar nos dois torneios que participou, como também foi eleita em ambos os torneios a melhor ave de porte das competições (Best in Show)