Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

ENTREVISTA - PERUZZO "O PROFESSOR"



NOME: Francisco Peruzzo

CIDADE: Praia Grande - SP

CLUBE: Clube dos Criadores de Canários de Santos

SIGLA FOB DO CLUBE: CCCS

CRIADOR NÚMERO: 038

IDADE: 44 anos

CANARIL: Criadouro Peruzzo


HÁ QUANTO TEMPO VOCÊ CRIA CANÁRIOS?

Fazem exatamente 10 anos que me dedico a criação de canários.


HÁ QUANTO TEMPO VOCÊ CRIA GLOSTER?

O gloster sempre foi meu carro chefe, junto com ele criava outras raças, porém a partir deste ano decidi me especializar somente no gloster.


O QUE O LEVOU A CRIAR GLOSTER?

É um canário muito charmoso e dócil, isso atrai muitos criadores.


ALÉM DE CRIAR GLOSTER QUE OUTRA RAÇA DE PORTE CRIA?

A partir deste ano não crio mais nenhuma raça, mas já criei Raça Espanhola, Fife Fancy, Norwich e Lancashire.


COMO FOI SEU COMEÇO NOS GLOSTER? DE QUEM ADQUIRIU SEUS PRIMEIROS REPRODUTORES? QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES QUE ENFRENTOU PARA COMEÇAR A CRIAR OS GLOSTER?

Confesso que o início de minha criação foi muito difícil, cheguei a pensar em parar de criar, isso porque infelizmente me deparei com várias pessoas que só visavam o dinheiro e eu como um novato não sabia diferenciar isto. Comprei muitas aves que hoje não dou nem de presente, falta de informação e honestidade dos vendedores.

Graças a uma pessoa que conheci aqui em minha cidade não parei de criar, ele me levou até sua casa e me mostrou realmente o que era um gloster, a partir daí fui melhorando minha criação, hoje tenho certeza que minhas aves estão muito boas e com isso tento na medida do possível informar as pessoas que estão iniciando para que não passem pelo que eu passei e assim desistam de criar canários.


QUANTOS CASAIS DE GLOSTER COSTUMA FAZER TODO ANO E QUANTOS FARÁ ESSE ANO?

Minha média era 15 casais de gloster, a partir deste ano pretendo montar 20 casais, isso porque tenho em mente que quanto mais casais temos, mas tempo devemos dedicar a eles.


COMO VOCÊ TRATA A QUESTÃO DOS INTENSOS NO SEU PLANTEL?

Gosto muito dos intensos, o problema maior é que acaba, afinando os filhotes e isso no gloster não é bom, por isso, sempre tento colocá-los com melânicos.


VOCÊ TRABALHA COM BIGAMIAS OU CASAIS FECHADOS?

Trabalho com os dois, porém não gosto muito das bigamias, tão mais trabalho do que os casais convencionais.


COM RELAÇÃO A CONSANGUINIDADE VOCÊ FAZ ALGUM TRABALHO NESSE SENTIDO? COMO TRATA ESSA QUESTÃO?

Acho muito importante, assim podemos manter uma linhagem no criadouro, o mais importante é sabermos escolher as melhores aves que permanecerão no criadouro para a continuidade do trabalho.


O QUE ACHOU DA MUDANÇA DA OBJO NO TAMANHO DO STANDARD DO GLOSTER PARA 11CM?
Na minha opinião não houve mudança e sim uma adequação, pois o padrão do gloster é esse mesmo, 11cm, o problema é que no Brasil houve uma supervalorização dos topetes e isso acabou elevando o tamanho das aves.


O QUE VOCÊ ACHA QUE AINDA PRECISA MELHORAR EM SEU PLANTEL DE GLOSTER?

Ainda sofro um pouco em relação ao tamanho das aves, acabam nascendo aves acima do padrão, mesmo fazendo o cruzamento ideal, isso é em relação a genética que ainda está muito forte em nossos canários, só com o tempo é que diminuiremos este fator.


COMO VOCÊ TRATA OS CANELAS EM SEU PLANTEL?

São muito bonitos, mas devemos ter o mesmo cuidado dos intensos, se abusarmos nos cruzamentos acabamos saindo do padrão, sempre faço o cruzamento com os nevados melânicos, este ano estou fazendo o cruzamento com os brancos melânicos, para diferenciar um pouco.


COMO VOCÊ TRATA OS LIPOS EM SEU PLANTEL?

Não tenho problemas, pois meus lipos são na maioria de bom porte, assim posso fazer os cruzamentos sem medo.


QUE OUTRA RAÇA DE PORTE GOSTARIA DE CRIAR? PORQUE?

No momento não quero outra raça, pretendo ficar só com os gloster.


PRA VOCÊ PORTE OU COR? PORQUE?

Porte com certeza, me desculpem os criadores de canários de cor, mas imagine quem cria branco e amarelo, vai ter só estas duas cores, enquanto os de porte temos várias cores.


QUE CONSELHO OU DICA VOCÊ DA PRA QUEM TÁ QUERENDO COMEÇAR A CRIAR GLOSTER?

Tente ler e conhecer bem a raça, depois tente visitar o maior número de criadores e aí sim comece a comprar suas matrizes, nunca se iluda com criadores que usam sobrenomes nos canários, se vangloriando ter comprado de fulano e beltrano, existem muitos criadores que não são campeões brasileiros mas possuem ótimas aves.




Quero agradecer a oportunidade de estar escrevendo um pouco sobre minha e pessoa e minhas aves e aproveitar para deixar meu email e página pessoal.

Email: peruzzo2@hotmail.com

Site: http://criadouroperuzzo2.weebly.com




SÉRIE ENTREVISTAS

A partir de hoje estarei postando aqui no blog uma série de entrevistas com criadores, que são acima de tudo amigos meus e que criam canários de porte, nessa primeira fase estarei entrevistando apenas criadores de Gloster numa próxima fase entrevistarei criadores de outras raças.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Análise do Standard do Gloster


Gostaria apenas de lembrar aos senhores que ao contrário do que diz esse vídeo não só o tamanho do Gloster mudou, agora é 11 cm, como também o valor de pontuação de algumas rúbricas também mudaram, de qualquer forma a esplanação do Giordano é excelente e vale a pena ser vista

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

FILHOTE NASCENDO

Ovoscopia e ultrassom nos ovos

Como todo criador iniciante sempre tem dúvidas a respeito dos ovos e nascimentos dos filhotes, segue um vídeo sobre uma ovoscopia, exame que fazemos para ver se ovos estão galados (GALADOS = FECUNDADOS) e o ultrassom é realizado para quando já perto dos filhotes nascerem ver se eles estão ou não vivos dentro do ovo.