Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de junho de 2013

FIFE x GLOSTER: Vantagens e desvantagens de cada raça


SIMPATIA/EMPATIA
Nesse quesito o Gloster é sem dúvida a raça campeã, atrai desde um leigo que nunca criou nenhum canário aos criadores de todas as raças. Todo mundo sente atração pelos gloster, inclusive os criadores de cor, volta e meia, estão fazendo alguns casais dessa raça. Sua mulher não gosta de seus canários? Experimente criar Gloster que isso mudará. Nesse quesito sem dúvida o Gloster leva NOTA 10.

Esse é um dos poucos quesitos que o Fife leva desvantagem perante o Gloster, a começar pela falta do topete, que é um dos grandes atrativos dos Gloster, outro ponto é que diferentemente do Gloster, o Fife só causa uma boa impressão, só demonstra sua real beleza se este for um bom exemplar, exemplares medianos de Fife, são canários comuns e pouco atrativos, nesse quesito o Fife leva NOTA 6.

REPRODUTIVIDADE
Tem muita gente que cria maravilhosamente bem com o Gloster, infelizmente minha experiência com essa raça demonstra exatamente o contrário, e posso garantir que isso não acontece somente comigo, tenho contato permanente com vários que criadores da raça que reclamam muito do fator reprodutividade do Gloster. Por ser uma raça muito dócil, o que venho percebendo após alguns anos criando a raça, é que os mesmo tem mais dificuldade em entrarem na maturidade reprodutiva, acontece muito de algumas aves passarem uma temporada inteira sem entrarem no cio. Outro ponto importante sobre o aspecto reprodutivo da raça, é o alto índice de mortalidade dos filhotes nascidos, difícil se tirar uma ninhada acima de 4 filhotes, mesmo ninhadas com 4 filhotes, geralmente morre um ou dois dessa ninhada, as femeas não demonstram serem ativas quando o assunto é alimentar suas crias. Nesse quesito o Gloster leva NOTA 6.

Nesse ponto o Fife é campeão, reproduz feito rato, geralmente os machos são ativos, enchem os ovos, raro são os ovos cheios que os filhotes não nascem e o mais importante o que nasce as femeas criam, essas são agéis, ativas, estão o tempo todo cuidando de suas crias e mesmo quando tão cuidando dos filhotes o machos não perdem seu fogo. Nesse quesito os Fifes são NOTA 10.

VALOR DE VENDA E COMERCIALIZAÇÃO
Por serem aves que encantam tanto criadores quanto o público em geral e até por ser mais difícil reprodução, os Glosters sem dúvida possuem logicamente uma procura maior e consequentemente atingem valores maiores mais facilmente. No caso do Gloster você vende tudo de forma mais fácil, seja canários de ponta, como canários de lote, sempre tem gente querendo comprar Gloster. Nesse quesito essa raça leva NOTA 9.

Nesse ponto os Fifes ainda estão atrás do Gloster, digo ainda, porque acho que a raça vem cada vez mais caindo na graça dos criadores em geral, bem como, tem evoluído bastante em termos de qualidade e no meu ponto de vista, o bom fife encanta tanto quanto o bom Gloster, hoje há mercado e pagasse bem por boas matrizes dessa raça, porem como reproduzem bem a uma oferta muito grande de exemplares e como os Fifes ainda não caíram completamente no gosto do público leigo acaba que sendo mais difícil comercializar as aves que não são de ponta. Nesse quesito os Fifes ficam com NOTA 7.

CONCURSOS E EXPOSIÇÕES
Nesse item especificamente os Glosters vem atravessando aqui no Brasil um período de afirmação no que diz respeito ao padrão da raça, muitos criadores tem se mostrado desmotivado, pois apesar dos esforços da OBJO em definir um padrão ideal, muitos juízes tem interpretações diferentes sobre esse padrão causando distorções e divergências sobre qual o melhor tipo de Gloster. O ponto positivo dessa raça é a possibilidade de poder se competir em 18 categorias, o que faz com que o criador possa inscrever um número maior de aves e consequentemente obter bons mais aves classificadas e ou pontuadas. Nesse quesito o Gloster leva NOTA 5.

Os Fifes nesse quesito só tem pontos positivos, assim como os Gloster ele compete nas categorias lipocromicos e suas variações intenso, nevado e fundo branco; pintados e suas variações, intenso, nevado e fundo branco; e melânicos com suas variações intenso, nevado e fundo branco, porém nos Fifes como não há a versão com topete, está raça tem a metade das classes dos Gloster nas disputas em concurso. Com relação a definição do padrão ideal, este se apresenta muito claro tanto nas cabeças  dos juízes quantos dos criadores, além do mais é uma raça que vem evoluindo bastante aqui no Brasil nos últimos anos, por tudo isso, nesse quesito o Fife leva NOTA 10.

PENAS, CORES E PLUMAGEM
O Gloster pelo próprio padrão de sua raça é uma ave que possuem muita pena, e na busca dos criadores por manterem cada vez mais a forma arredondada e volumosa, muitos abusaram durantes anos a fio de acasalamentos entre pares nevados, ocasionando duas coisas, poucos são os Glosters intensos realmente bons e fazendo com que a plumagem das aves dessa raça, ao menos aqui no Brasil, ficassem volumosa demais e muito fofa, acarretando um índice alto de quistos de penas além do famoso “tampão de fezes”, muito comum na raça que nada mais é que o acumulo de fezes nas penas junto da coacla. Outro problema na plumagem dos Glosters se reflete em suas cores, que na grande maioria das aves nevadas se apresentam esmaecidas e nas aves intensas se apresentam com grande quantidade schimmel. Nesse item o Gloster sofre e leva a NOTA 6.

Esta talvez seja o ponto de maior contra-ponto entre os Glosters e os Fifes, o que um carrega de negativo o outro trás de positivo, o Fife é uma raça que tem uma plumagem e qualidade de pena esplendorosa, cores vivas e vibrantes, com isso é quase zero o índice de surgimento de quistos. NOTA 10 pros fifes nesse quesito.

SENSIBILIDADE A DOENÇAS E MORTALIDADE
Outro ponto que os Gloster perdem em disparado dos Fifes. Nesse item, os Glosters se apresentam como aves bem mais sensíveis a diversos tipos de doenças, são aves bastante delicadas e que exigem um cuidado muito maior no asseio, se colocarmos o problema de quisto de pena como uma doença, como muita gente acha que seja, ai é que a aumenta mais ainda a disparidade entre as duas raças. NOTA 5 para o Gloster nesse quesito.

Uma ave robusta e sem frescura, dificilmente adoece, se alimenta muito bem, tanto que o único ponto negativo dos Fifes nesse quesito é a facilidade de se tornarem aves obesas. Tirando isso, os Fifes são sinônimo de vitalidade, até hoje só perdi um Fife em minha criação, e não tenho nenhuma aves doente em meu plantel há dois anos. NOTA 10, para os Fifes nesse quesito.

RESUMO
Na somatória das notas de cada item, chegamos a uma média que vamos chamar de índice relativo da raça, o índice da raça Gloster foi 6,8 e a raça Fife teve um índice de 8,8.
A intenção desse artigo não é denegrir ou alavancar uma ou outra raça, até porque crio as duas e adoro ambas, o que realmente se propõe esse texto é fazer com os criadores e os que pensam em criar possam ter mais informações sobre as duas raças e na hora de decidir por qualquer uma delas saiba os problemas e as virtudes que irão enfrentar na sua criação.

3 comentários: