Pesquisar este blog

sábado, 21 de agosto de 2010

ENTREVISTA - FERNANDO "O SOLDADO"



NOME: Fernando Augusto Monteiro Ferreira
CIDADE: Campo Grande – Mato Grosso do Sul
CLUBE: AOC – Associação Ornitológica Campograndense
SIGLA FOB DO CLUBE: HM
CRIADOR NÚMERO: 023
IDADE: 39
CANARIL: Monte Olimpo
HÁ QUANTO TEMPO VOCÊ CRIA CANÁRIOS?
Estou indo para meu terceiro ano, comecei a criar em junho de 2008, quando ganhei um casal de canário de cor amarelo, em outubro de 2008 me filiei a Associação Ornitológica Campograndense - AOC, sendo que minha primeira vez em campeonato foi 2009.
HÁ QUANTO TEMPO VOCÊ CRIA GLOSTER?
Estou indo para meu segundo ano.
O QUE O LEVOU VOCÊ A CRIAR GLOSTER?
O canário gloster me chamou atenção por seu porte, topete e história.
ALÉM DE GLOSTER OUTRA RAÇA DE PORTE VOCÊ CRIA?
Comecei a criar Topete Alemão, mais devo parar para aumentar o plantel de Gloster.
COMO FOI SEU COMEÇO NOS GLOSTER? DE QUEM ADQUIRIU SEUS PRIMEIROS REPRODUTORES? QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES QUE ENFRENTOU PARA COMEÇAR A CRIAR OS GLOSTER?
Conheci a raça Gloster em visita ao Canaril de um Amigo em Guaratuba-PR, Sr. Brasil em dezembro de 2008, que me mostrou seu plantel sendo o gloster seu carro chefe, vi um quarteto campeão e perguntei se ele tinha algo pra vender...mais como seus canários estavam um pouco doentes...ele preferiu não me vender...dizendo que assim que os canários melhorassem ele me enviaria, em junho de 2009 me enviou 2 casais: Macho Gloster Fundo Branco Corona x Femea Gloster Fundo Branco Consort e outro o casal Macho Gloster Fundo Amarelo Intenso Consort x Femea Gloster Fundo Amarelo Nevado Pintado Corona. Após essa aquisição conheci através do Fórum Portal dos Canários o Amigo Flávio Gomes, dono do Canaril Gomes, Maringá-PR, de onde adquiri mais 5 casais das mais variadas cores, assim comecei minha historia com os gloster. Minha origem na criação foi e é canário de cor, passando a criar Gloster após conhecer como descrito acima, quanto as dificuldades encontradas foi mais com relação a má orientação de uns criadores mais antigos de canários de cor, dizendo que os canários que eu havia adquirido eram ruins, grandes e sem forma, ou seja, fora do padrão, pura falta de informação. Passei então a vasculhar os fóruns que encontrei na internet, passei a estudar tudo que encontrava tópicos sobre a raça, artigos, depoimentos e por fim através do próprio amigo Flávio que me abriu as portas me apresentando vários amigos seus que criavam a raça...entre eles o Max, o Gustavo e outros.


QUANTOS CASAIS DE GLOSTER COSTUMA FAZER TODO ANO E QUANTOS FARÁ ESSE ANO?
Comecei criando com 5 casais, agora estou com 10 casais com possibilidade de aumentar talvez para 12.
COMO VOCÊ TRATA A QUESTÃO DOS INTENSOS NO SEU PLANTEL?
Ainda não sou um expert na raça...mais em conversa com amigos criadores e mais experientes sempre me orientaram a ter pelo menos 1 intenso...para que possa enxugar as penas quando necessário, geralmente são canários pequenos, com penas mais curtas, assentadas mais com problema de cabeça pequena.
VOCÊ TRABALHA COM BIGAMIAS OU CASAIS FECHADOS?
Trabalho nas duas linhas, acho super interessante as bigamias, pode se tirar praticamente um série da raça fazendo os cruzamentos certos. Particularmente não gosto de trabalhar com mais de 2 fêmeas. Porque acho que o macho será muito sacrificado e o manejo acredito que de certa forma acabe prejudicando a performance do macho, tendo em vista que o mesmo será deslocado (pegado) para se colocar em outras fêmeas, podendo assim gerar um grau de stress que pode ser prejudicial para a criação.
COM RELAÇÃO A CONSANGUINIDADE VOCÊ FAZ ALGUM TRABALHO NESSE SENTIDO? COMO TRATA ESSA QUESTÃO?
Esse tipo de cruzamento é necessário para se fixar uma qualidade excelente de algum canário. Tem que se fazer com cautela...estudo...baseado no que quer melhorar....de onde tirar.
O QUE ACHOU DA MUDANÇA DA OBJO NO TAMANHO DO STANDARD DO GLOSTER PARA 11CM?
Acredito que essa mudança se torna necessário, tendo em vista que muitos criadores têm utilizado de cruzamento com outras raças para melhorar algum detalhe, se esquecendo do padrão standard. Acredito que seja um tarefa interessante para aquele criador que gosta de estar dentro do padrão...um desafio a mais, reduzir o tamanho ate chegar ao padrão, sem perder nenhum detalhe que esteja no padrão. 


O QUE VOCÊ ACHA QUE AINDA PRECISA MELHORAR EM SEU PLANTEL DE GLOSTER? 
Como disse anteriormente, será meu segundo ano criando essa raça...me dei bem no primeiro fazendo em meu primeiro concurso vários campeões e o Best In Show de canário de porte, canário esse que ficou em 4 lugar no CB/2010, como todos tenho que melhorar a forma, principalmente tamanho para estar dentro do novo padrão desejado...acredito que esse ano consiga melhorar um pouco, porque adquiri ótimos canários. 


COMO VOCÊ TRATA OS CANELAS EM SEU PLANTEL
Pretendo utilizar canários canelas para melhorar a estrutura de penas de meus canários. Mais com muito cuidado tendo em vista que posso perder outros detalhes...caso faça algo errado. 


COMO VOCÊ TRATA OS LIPOS EM SEU PLANTEL?
não saberei responder profundamente essa pergunta...tendo em vista que meus conhecimentos ainda não per 


QUE OUTRA RAÇA DE PORTE GOSTARIA DE CRIAR? PORQUE? 
Não tenho interesse em criar outra raça de porte.


PRA VOCÊ PORTE OU COR? PORQUE? 
Estou conciliando as duas...tendo em vista que 90% do meu plantel e de cor...mais como já disse ...tenho
lugar cativo para o gloster em meu canaril. 


QUE CONSELHO OU DICA VOCÊ DA PRA QUEM TÁ QUERENDO COMEÇAR A CRIAR GLOSTER? 
Não diria conselho mais sim..dicas...tendo em vista a experiência que tive ao entrar nesse universo de criador. Adquirir bons exemplares de criadores sérios, confiáveis, não fazer compra olhando somente anilha/criador...mais sim o canário...se esta dentro do padrão....verificar se o criador possui um histórico do plantel...saber de onde veio o canário a ser adquirido, pegue o canário na mão verifique os detalhes...se o canário esta bem de saúde...saiba dizer NÃO, para aquele que queiram de empurrar qualquer coisa...caso não tenha experiência...procure alguém do clube que pertence...que possa orientá-lo...se possível te acompanhar...não fique com vergonha...de falar que não sabe...e acredito que a melhor dica é : “ nem sempre um campeão..dará filhotes campeões”, estude, pesquisa..participe de fóruns...visita quantos criador puder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário