Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de agosto de 2010

ENTREVISTA - WLADIMIR "MEU CHAPA


Alessandro e Wladimir sócios do Canaril San Martin

NOME: WLADIMIR DA SILVA

CIDADE: BAURU SP

CLUBE: ASSOCIAÇÃO JAUENSE DOS CANARICULTORES

SIGLA FOB DO CLUBE: BD

CRIADOR NÚMERO: 61

IDADE: 36

CANARIL: SAN MARTIN


HÁ QUANTO TEMPO VOCÊ CRIA CANÁRIOS?
Meu primeiro pé duro foi uma fêmea branca comprada por meu pai quando eu tinha apenas 5 anos de idade, ou seja, já são 31 anos criando esses bichinhos.


HÁ QUANTO TEMPO VOCÊ CRIA GLOSTER?
Comecei a criar glosters em 2004, quando comprei meus primeiros casais de um loteiro que me vendeu uns canários digamos, meio fracos na qualidade.


O QUE O LEVOU A CRIAR GLOSTER?
Os glosters são canários magníficos, eles são elegantes e imponentes apesar de serem canários pequenos. E vendo fotos pela internet, virei definitivamente um glosteiro.


ALÉM DE GLOSTER VOCÊ CRIA OUTRA RAÇA DE PORTE?
Além dos glosters, em 2009 iniciei uma pequena aventura com os Fife Fancy, e parece que a aventura pode dar certo.


COMO FOI SEU COMEÇO NOS GLOSTER? DE QUEM ADQUIRIU SEUS PRIMEIROS REPRODUTORES? QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES QUE ENFRENTOU PARA COMEÇAR A CRIAR OS GLOSTER?
Meu começo com os glosters não foi tão complicado, e apesar dos primeiros casais não serem de bom nível, criaram bem. Isso me motivou a procurar criadores com mais qualidade em seus plantéis. Sendo assim, no ano de 2005 acabei conhecendo o Alexandre Capretz, de Rio Claro, e foi dele que comprei minhas primeiras matrizes de qualidade. A partir de então, nos tornamos amigos e sempre que possível estamos trocando algumas aves. E se hoje eu tenho um bom plantel, foi graças a ajuda que recebi no começo da criação de alguns criadores mais experientes e que tinham a paciência de me explicar como trabalhar com os glosters, e esse aprendizado é contínuo.


QUANTOS CASAIS DE GLOSTER COSTUMA FAZER TODO ANO E QUANTOS FARÁ ESSE ANO?
Costumo fazer de 18 a 23 casais. Esse ano não será diferente.


COMO VOCÊ TRATA A QUESTÃO DOS INTENSOS NO SEU PLANTEL?
Os intensos, no início de minha criação com os glosters, eu os via apenas pelo fato de sua tonalidade "intensa". Hoje eu os analiso sob o aspecto de sua estrutura de penas, pois temos intensos com penas curtas, mas também vemos intensos com penas longas, e isso também ocorre nos de fundo branco e nos nevados. E esse ano, ainda recebi um conselho do juiz que julgou porte no nosso clube. Ele disse para acompanhar de perto os intensos e evitar que os mesmo apresentassem nevadismo, pois o uso constante de cruzamentos de IN x NV pode gerar essa situação, necessitando que em algum momento seja feito cruzamentos de IN x IN para realçar a tonalidade intensa nesses canários.


VOCÊ TRABALHA COM BIGAMIAS OU CASAIS FECHADOS?
Sei que o uso de bigamia torna o plantel mais uniforme, gerando um número maior de filhotes com as características que desejamos que tenham. Contudo, pelo limitado tempo que disponho, eu prefiro trabalhar com casais, pois assim, o manejo é mais simples e rápido, e muitas vezes o macho presente na gaiola ajuda a cuidar da prole e poupa meu tempo em complementar a alimentação de filhotes com papinha em alguns casos.


COM RELAÇÃO A CONSANGUINIDADE VOCÊ FAZ ALGUM TRABALHO NESSE SENTIDO? COMO TRATA ESSA QUESTÃO?
A consangüinidade, deve ser vista como uma faca de dois gumes, da mesma forma que ela pode gerar aves de extrema qualidade, pode gerar aves de um nível baixíssimo pois também acentua os defeitos das aves envolvidas. Mas eu tenho conseguido bons resultados onde usei dessa possibilidade. Mas volto a dizer, tem que se analisar muito bem os casos onde ela é interessante que seja feita.


O QUE ACHOU DA MUDANÇA DA OBJO NO TAMANHO DO STANDARD DO GLOSTER PARA 11CM?
Foi uma mudança para adequar os glosters brasileiros ao standard da raça, mas não concordo como a situação foi colocada. Pois temos um longo tempo de criação de glosters onde, pelo uso de aves com maior volume de cabeça e peito, geravam filhotes com tamanho acima do previsto pelo padrão. E agora num curto espaço de tempo, querem reduzir esse tamanho aos 11 cm. Muitos criadores acabaram vendendo todo seu plantel por não terem aves dentro desse padrão, e possivelmente veremos muitos canários com tamanho diminuto, porém com a forma comprometida. Excessão aos criadores que conseguem ainda trazer aves de fora do país para seus plantéis.


O QUE VOCÊ ACHA QUE AINDA PRECISA MELHORAR EM SEU PLANTEL DE GLOSTER?
Preciso melhorar a questão do tamanho, face a essa nova realidade dos 11 cm. E também conseguir um padrão nos meus glosters C/T, pois acredito que eles estejam ainda atrás em termos de qualidade se comparar com outros criadores da raça.


COMO VOCÊ TRATA OS CANELAS EM SEU PLANTEL?
Canela é minha paixão, então não vou falar muito pois estarei sendo mais passional que racional. Mas tenho em meu plantel vários canelas e faço alguns casais pensando em filhotes dessa variação.


COMO VOCÊ TRATA OS LIPOS EM SEU PLANTEL?
Eu nunca montei casais pensando exclusivamente em buscar filhotes lipos, e os poucos lipos que nascem, são oriundos de casais melânicos x pintados, o que me proporcionaram excelentes lipos, pouquíssimos, mas excelentes.


QUE OUTRA RAÇA DE PORTE GOSTARIA DE CRIAR? PORQUE?
Eu tenho admiração pelos Lizards, quem sabe algum dia não os tenha em meu plantel.


PRA VOCÊ PORTE OU COR? PORQUE?
Porte, simplesmente por que gosto mais. Mas não posso deixar de mencionar que o Canaril San Martin tem sua vertente no segmento de canários de Cor, meu grande amigo e sócio Alessandro (San) se dedica aos Ágatas Amarelo Mosaicos e Ágatas Eumo Mosaicos, e também vem evoluindo a qualidade desses canários de uma maneira muito significativa, e os resultados em breve serão mostrados a todos que nos acompanham nessa caminhada.


QUE CONSELHO OU DICA VOCÊ DA PRA QUEM TÁ QUERENDO COMEÇAR A CRIAR GLOSTER?
Que procure antes de começar a criar, criadores honestos e experientes, pois meu começo como já mencionei, foi um tanto desanimador em termos de qualidade. Então, que comecem buscando informações antes de comprar seus canários, que montem a estrutura para acomodá-los, e só então, traga seus glosters para o plantel.



Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog. Boa entrevista. Conheço o Wladimir pessoalmente. Já vendi e comprei pássaros dele. De fato, ao se comparar a criação dele no início, e o que ele possui hoje, percebe-se que ele fez uma boa seleção que lhe garantiu os bons frutos que hoje ele colhe. Embora, no momento, não esteja associado a clube algum, estou colhendo frutos da última aquisição de glosters que fiz do plantel do Wladimir e de um outro amigo dele em 2009. Creio que em 2012, se tudo correr bem, será um bom momento para me associar com aves boas.
    Abraço ao Revoredo ao meu amigo Wladimir.
    Ass. Ricardo.

    ResponderExcluir