Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

GLOSTER FÁCIL DE CRIAR?



Já faz alguns meses que venho pensando em escrever algo sobre o temperamento reprodutivo dos Glosters, porém sempre que lia algo sobre a raça me deparava com um sentimento contrario a minha experiência e percepção adquirida na criação da raça, pois em cada site, blog, livro e revista que lia sobre o assunto, sempre estava escrito que, “o gloster é uma raça de fácil reprodução...”. Bom não sou nenhuma autoridade no assunto, mas crio canários há mais de 20 anos, boa parte desse tempo criando canários de cor, incluindo cores complicadas de se reproduzir como os féos e os ágatas vermelhos mosaicos, e apesar de criar gloster há apenas dois anos, posso afirmar categoricamente, os Gloster assim como a grande maioria das raças de canários de porte não são tão fáceis de se criar ou reproduzir.
Mas o porque que isso acontece? Bem, mesmo não sendo nenhum pesquisador, afinal, o que eu escrevo vem da minha experiência, da vivência e observação como criador, portanto nada justificado cientificamente, mas ao meu ver os Glosters são aves menos dinâmicas, mais dóceis (e porque não dizer mais preguiçosas) que os canários de cor de um modo geral, isso termina afetando no seu desenvolvimento do ciclo reprodutivo, quem cria gloster sabe e já está acostumado com atrasos, por vezes até longos na entrada do cio dessas aves, ao meu ver outro fator que faz com os glosters sejam mais complicados de reproduzir é o fato de serem aves com muitas penas, suas mudas tendem a ser mais demoradas, e as vezes acontecem vários repenes fora de época.
Mas para mim que sou um verdadeiro apaixonado pela forma e graciosidade da raça, tudo isso só deixa a brincadeira mais interessante, e posso garantir, não existe nada mais prazeroso que depois de um ano difícil na criação, você ver um exemplar seu sendo reconhecido pelos juízes e criadores.

6 comentários:

  1. É isso mesmo Max.
    Eu tenho dificuldade na criação do Gloster, desde a demora em aprontar até a alimentação dos filhotes.

    Jorge Batista
    SOS - Sócio 0028

    ResponderExcluir
  2. Sua entrevista serviu de start pra mim escrever sobre assunto...que bom que os criadores estão concordando com o artigo

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vc caro amigo Max, são mesmo preguiçosos, e nos primeiros dias dos filhotes que é ainda mais complicado, ainda mais se o macho estiver com a fêmea, pois aí ele trata ela no ninho e ela não sai para praticamente nada, dependendo da fêmea venho separando o macho forçando assim ela a sair do ninho e na volta ao mesmo praticamente obrigada a tratar os filhotes, este ano aderi a pratica de alimentar os filhotes nos primeiros dias de vida com papinha e uso da seringa, até o momento não perdi nenhum filhote e este ano creio que irei tirar uma boa quantidade, um abraço.

    ResponderExcluir
  4. essa maneira de tirar o macho quando ela estiver chocando é muito boa e vem dando certo tbm comigo.

    ResponderExcluir
  5. como aprontar a femea de gloster ela demora aprontar

    ResponderExcluir