Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Entendendo o canário porte fundo branco



Uma coisa que percebo constantemente quando converso com alguns criadores iniciantes, e mesmo com alguns que já criam há um certo tempo, é a dificuldade de entender a questão dos canários com cor de fundo branco. Quando falamos em fundo branco esses criadores desenham em sua mente um canário totalmente branco, como os brancos e brancos dominantes da linha clara (os lipocromicos) e esquecem-se que existem também os fundos brancos melânicos (azuis, canelas, ágatas e isabelinos) e os pintados (os popularmente conhecidos com lavandeiras), este ultimo, apenas nos canários de porte.
Devemos ter em mente que a coloração da plumagem de todos os canários, são compostas pelas penas lipocromicas e melânicas, todo canários que tem melanina tem lipocromo, mas nem todo canário que tem lipocromo tem melanina, em resumo todo canário tem lipocromo, mas nem todo tem melanina, tantos os lipocromicos, quanto os melânicos podem ter a coloração branca, branca dominante, amarela, amarela marfim, vermelha e vermelha marfim, nos canários de cor. Já nos canários de porte existem apenas as colorações branca, amarela e vermelha, tanto para os lipocromicos, quanto para os pintados e melânicos, vale lembrar, que nem toda raça é admitida a cor de fundo vermelha.
Para tentarmos visualizarmos melhor a diferença entre um fundo branco lipocromico, de um pintado e de um melânico, façamos o seguinte exercício: imaginemos um canário branco recessivo, esse canário é um canário sem dúvida fundo branco e ele é lipocromico, pois não apresenta melanina em sua plumagem, portando se virmos por ai um gloster, um fife ou qualquer canário de porte com essa coloração, diremos que essa ave é de cor fundo branco lipocromico, ou de forma reduzida, branco lipo. Agora se pegarmos a mesma ave branca recessiva, colocarmos melanina em parte de sua plumagem, fazendo o canário branco anteriormente imaginado se transformar num canário lavandeira, diremos que essa ave é da cor fundo branco pintado. Por ultimo, se pegarmos novamente o canário branco recessivo e dessa vez colocarmos melanina por cima de toda sua plumagem, poderemos dizer que a cor dessa ave é fundo branco melânico. Lembro que quando falamos de melaninas estamos falando da coloração escura das penas, e essa coloração pode ser Preta (eumelanina) ou Marrom (eumelanina marron ou feomelanina), se a melanina for preta, os melânicos fundo branco serão canários azuis ou ágatas prateados(a forma diluída do azul, muito raros nos canários de porte) se a melanina for marrom teremos os melânicos fundo branco canelas prateados ou isabelinos prateados (esse assim como o ágata também muito raro).
Outra coisa que vejo fervilhar os neurônios de muito criadores é quando escutam algo do tipo: mas esse teu azul é intenso, ou, aquele teu branco é pena longa, é nevadão...
Isso acontece porque a maioria segue a risca a nomenclatura oficial de concurso, e como no caso das aves com fundo branco não há a diferenciação nas competições entre intensos e nevados, muita gente acha estranho ou não entende quando se fala de intensos e nevados nos fundos brancos, outro fator que leva ao erro, é as pessoas acharem que a diferença entre intenso e nevado está na cor somente, há os intensos são bem vivos, os nevados são mais apagadinhos. Na verdade a diferença mais importante dos intensos pros nevados é a sua estrutura de pena, que podem ser curta, média ou longa e é ai que entram os fundo branco intensos e nevados, imagina novamente um branco recessivo, ou melhor, imagina dois brancos recessivos, um com plumagem coladinha, justinha, muito mais brilhosa, sem facho de pena sobrando em lugar nenhum, imaginou? Pronto, com certeza você acabou de imaginar um branco recessivo inteso. Imagina o outro branco recessivo, um canário provavelmente mais volumoso que o anterior, com mais plumagem, mais sobrancelhas, cor sem tanto brilho, aqui acola aparece um fachozinho de pena, pronto! Esse canário imaginado é um branco recessivo nevado. Espero que tenha podido tirar algumas interrogações da cabeça de amigos criadores sobre esse assunto tão comum na canaricultura moderna de hoje em dia.



Um comentário:

  1. com relação a acasalamento: pode-se cruzar gloster fundo branco pintado intenso, com azul nevado? Ou fundo branco azul intenso com fundo branco azul nevado?

    ResponderExcluir