Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

O que meus canários prometem para 2014?


Chegamos ao inicio de mais uma temporada de cria. Sempre esperançosos de conseguirmos um bom número de filhotes com excelente qualidade, todo ano a conversa é mais ou menos a mesma, falamos que vamos diminuir a quantidade de casais, e quando olhamos ta faltando gaiola. Um ponto a ser lembrado é que cada ano é unico e diferente do outro, portanto amigo criador, criar bem em um ano, não é garantia nenhuma de criar bem no ano seguinte, assim como o contrario também é verdadeiro, se no ano anterior a criação não saiu a mil maravilhas, não quer dizer que no proximo ano também venha a ser da mesma forma.

Ano passado o Canaril Revoredo voltou todas as suas forças para a raça fife fancy, foi o nosso primeiro ano sem criar os gloster e foi realmente um ano a se comemorar. Fizemos 20 casais, dos quais 17 chegaram a criar, atingimos o numero de 155 aves anilhadas, não ultrapassamos esse numero, por falta de espaço para por a filhotada antes do meio de dezembro já nos encontravamos com os casais desfeitos. Competimos pela UNO, onde nos sagramos bi-campeões da série fife fancy e fomos segundo lugar geral de porte por apenas 5 pontos, fomos ao nordestao sem levar nenhum quarteto para competir e conseguimos sair de la, campeões da serie fife fancy. Resumo, ano maravilhoso.

Esse ano diferentemente de 2013 não começou muito agradável para o nosso canaril, perdemos algumas excelentes aves com uma doença cronica e misteriosa que afetou os pes de minhas aves, foram pelo menos umas 20 aves selecionadas para cria que perdi, a sorte é que tinha separado uma quantidade bem maior do que eu realmente iria usar e no fim consegui estabilizar a doença e manter mais ou menos o número pretendido de casais, porem a luta contra a doença acabou atrasando o incio da criação, que somente agora começa a me animar e reestimular novamente.

Para esse ano de 2014 resolvemos testar algumas raças novas, claro sem perder o foco principal nos fifes, que somam 70% dos nossos casais, mas resolvemos montar alguns casais de fiorino, raça espanhola, lanca e lizard, desses até agora somente os lizards ainda não puseram nada, mas estão com ninho feito e espero até o fim da semana ja ter ovo deles. Essa semana deu uma aquecida em ovos e também começou a "pingar" mais filhotes vamos ver como chegamos ao final desse ciclo, esse ano como comecei mais tarde espero criar até final de janeiro, vamos ver os que os canarios acham dessa decisão.








 

Um comentário:

  1. quero comprar canarios um casal ou dois casais como faco ???

    ResponderExcluir